Primeiramente vamos contar um pouca da historia da Contabilidade.
A Historia da Contabilidade é tão velha quanto a História da Civilização. Antes mesmo da criação da matemática e da escrita, o homem criou maneiras primitivas utilizando-se desenhos artísticos e símbolos para demonstrar o que havia ganhado para seu uso.
Os fenícios criaram formas de troca como base monetárias e facilitaram os registros. Os árabes influenciaram com suas obras manuscritas de contabilidade o comercio na Grande Europa. Nessa época a Idade Media desaparecendo dando início ao Renascimento.
No Renascimento surgiu um Frade Franciscano chamado Luca Pacioli, autor de um livro que expõe o Método das Partidas Dobradas, afirmando que todo lançamento a credito em uma conta fará com que haja outra conta onde será registrada à mesma importância a debito.
Com a descoberta do Brasil os princípios contábeis eram regulamentados pelos provedores da fazendo através das Cartas Régias.
A regulamentação do exercício da profissão contábil apareceu em 1770, com a vinda da família real par ao Brasil houve o inicio do ensino contábil. A Associação dos Guarda-Livros da Corte é a mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil no Brasil.
Através dos sindicatos, institutos existentes e do Decreto-Lei nº 9295/46, surgiu os conselhos federais e regionais da contabilidade. O presidente da época Eurico Gaspar Dutra reconheceu a profissão de Contador, uma das mais antigas do país.
Há 3500 anos surgiu o primeiro instrumento dos contadores, mas a 2600 anos atrás os chineses criaram a sua versão que acabou sendo a mais conhecida. Já a primeira maquina auxiliadora de calculo surgiu em 1642 e foi sendo aperfeiçoada ao longo dos anos, ate que em 1901 foi construída a maquinas Ellis, em 1938 foi idealizado o primeiro modelo viável a ser industrializado, uma maquina conhecida como datilografo muito útil para quem usava. Porem com o passar dos anos as maquinas foram substituída pelos computadores.
Datilografia
Maquinas Contábeis
Computador
Texto baseado em artigos disponíveis nos sites abaixo:









Nenhum comentário:
Postar um comentário